Retiros Anteriores

Retiros de Janeiro no Bethel - Vida em Jogo - Temporada 2013

Do dia 3 ao 19 de janeiro de 2013 aconteceram os tradicionais Retiros de Janeiro no Bethel, em Araucária, PR, com crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. O tema principal da temporada 2013 foi “Vida em Jogo”. E o versículo chave foi “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. “ 2 Timóteo 4:7. Supervisão teológica, Karl Friesen.

O retiro KIDS (crianças de 9 e 10 anos), aconteceu de 3 a 6 de janeiro com um total de 76 crianças, onde a grande maioria da crianças era de Curitiba e região metropolitana, 14 crianças de Witmarsum e também contamos com a participação de crianças de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. O líder geral do retiro KIDS foi o professor Martin Tows, que contou com a ajuda de uma equipe de 15 equipantes, membros de diversas igrejas Menonitas e Irmãos Menonitas, muito dispostos e com muita vontade de servir a Deus liderando, cuidando, orientando, brincando e compartilhando o amor de Deus com as crianças durante os 4 dias de retiro. Além de jogos, brincadeiras ao ar livre, banhos de piscina, enduro, trabalhos manuais, desfile de pijamas das meninas e guerra de travesseiro dos meninos, aconteceram diversos momentos especiais com louvor, histórias da bíblia e premiações para quem decorou os versículos. Os estudos bíblicos e histórias da bíblia foram ministrados pela professora Jéssica Peters Alexandre. O tema foi Heróis da Fé, onde as crianças conheceram mais sobre a vida de 3 heróis da fé da bíblia. Paulo, José e Davi.

O retiro TWEENS (crianças de 11 a 13 anos), aconteceu de 7 a 10 de janeiro com um total de 87 crianças de Curitiba, São José dos Pinhais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e 21 crianças de Witmarsum. O líder geral do TWEENS foi o André Warkentin que organizou e liderou uma equipe de 13 equipantes que com muito amor e dedicação dividiram as tarefas e contribuíram na execução das atividades, brincadeiras, jogos, desfile de pijama das meninas e guerra de travesseiros dos meninos, enduro com muita sujeira, banho de piscina, tirolesa, passeio de pedalinho, trabalhos manuais, jantar temático, bagunça nos quartos e a divertida noite de talentos. Apesar das atividades serem muito intensas sobrou bastante tempo para momentos de louvor, oportunidades para decorar versículos, debates entre as crianças e os seus líderes de quarto e aprender muito com as histórias da vida de Bartimeu, personagem da bíblia que era cego e foi curado por Jesus. O tema ensinado no TWEENS foi Pecado, Jesus e a Salvação. A responsável por ministrar os estudos, debates e devocionais foi a Juliana Negri, esposa do pastor Matheus Negri da Igreja Menonita de Curitiba. Sem dúvidas o ponto mais alto do retiro foi na noite da fogueira onde diversas crianças aceitaram tirar suas vendas dos olhos, e como Bartimeu, entregaram suas vidas para Jesus.

O retiro TEENS (adolescentes de 13 a 17 anos), aconteceu do dia 12 até o dia 15 de janeiro e o total de adolescentes foi de 95 adolescentes sendo 15 de Witmarsum e outros de Curitiba, São José dos Pinhais, São Paulo e Santa Catarina. O líder geral do TEENS foi o professor André Felipe Klassen, que teve uma grande ajuda de sua equipe de 14 equipantes voluntários. Equipe muito motivada e disposta a agitar e bagunçar com o adolescente e se relacionar com os adolescentes. Enduro, piscina, lago, tirolesa, pedalinho, jogos, desafio de futebol Lideres Vs Acampantes, vôlei, caça ao tesouro, brincadeiras noturnas, brincadeiras de auditório, recadinhos, campeonato de barrigadas, jantar do bonitinho e muito mais atividades repletas de animação. Os temas abordados e ministrados pelo professor Arthur Wesley Dück , foram Paficismo, Sexualidade e Santificação. Temas muito relevantes onde Deus e seu Espirito Santo se fez muito presente e tocou o coração e a vida da grande maioria dos adolescentes reconciliaram o relacionamento com Jesus, alguns aceitara Jesus como seus senhor e salvador e muitos entregaram suas vidas pra Jesus aceitando o compromisso de separar um espaço em suas vidas para estudar e servir a Deus em suas igrejas e ministérios.

O retiro X-Camp (adolescentes de 13 a 17 anos) aconteceu de 16 a 19 de janeiro. O X-Camp é um projeto novo que Deus colocou no coração do comitê organizador dos Retiros de Janeiro que toparam o desafio e deixaram Deus agir. Com uma proposta diferenciada, o X-Camp é voltado para a prática de esportes radicais._O objetivo foi trabalhar com adolescents que tem pouco ou ainda não tem contato com o Senhor Jesus. Estiveram presentes 46 adolescentes e 13 equipantes liderados pelo professor André Neto Rothenberger. O tema principal era Jesus Radical e o palestrante que ministrou os estudos e reflexões foi o Pastor Cleber Sá dos Santos, secretário executivo da MPC Curitiba (Mocidade para Cristo) e professor faixa preta de Jiu-Jitsu. No período da tarde eram feitos debates que levaram o adolescentes a refletir sobre assuntos como Gartifi Vs Pixação, Tatuagem Pecado ou Não, e Sexualidade. Todos os dias eram feitas oficinas com temas como grafiti, auto maquiagem para as meninas, treino de futebol e skate, onde os adolescentes podiam escolher onde participar aprendendo e aperfeiçoando técnicas novas com profissionais e entendidos das áreas. Deus se fez presente também neste retiro e muitos aceitaram entregar suas vidas pra Jesus. O culto da fogueira foi marcado por um testemunho de vitória de Deus na vida de uma das equipantes que mexeu com a vida de todos. Para a glória de Deus, todos os resultados deste retiro foram surpreendentes.

Agradecemos aos pais que confiaram seus filhos aos cuidados das equipes de lideranças e equipantes. Agradecemos a todos os voluntários que doaram seu tempo e parte de suas férias para servir a Deus nos retiros, tanto como equipantes, como auxiliares nos trabalhos da cozinha. Agradecemos às esposas e filhos dos líderes gerais que apoiaram o trabalho dos maridos. Agradecemos por todos que levaram esses retiros em oração e pelas contribuições financeiras.
E em primeiro lugar agradecemos a Deus, por guiar este trabalho tão precioso que marca a vida de tantas crianças, adolescentes e pessoas envolvidas de forma tão especial.

Grandes coisas fez o Senhor!